sexta-feira, 7 de setembro de 2007

05 - METODOLOGIA

O método empregado na apuração dos dados foi inicialmente o do contato com uma das pessoas envolvidas com o tema da pesquisa. Através de informações prestadas pela presidente da Cooperdoce, Vera Louback, consegui chegar até a origem do chuvisco. Bem como, de outros doces tão conhecidos dos campistas como, a ambrosia, o papo-de-anjo, e os fios de ovos.
Vera relatou também sobre as inúmeras doceiras que existiam na cidade e dominavam a arte de fazer chuvisco, até que a Indústria de Doces Nolasco surgiu há quase cinqüenta anos concorrendo com aquelas mulheres pioneiras que faziam os chuviscos para agradar a sociedade campista e seus familiares.
Com o passar do tempo surgiu a Indústria de Doces Tempestade, que fechou há quase vinte anos e parte do seu patrimônio foi adquirido pela nova administração da Doces Nolasco, segundo informações dadas por um dos diretores daquela indústria, que há vinte e oito anos vem mantendo a tradição e a marca da empresa na arte de fabricar doces. A CooperDoce, surgiu em 1989 com a união de algumas das principais doceiras da cidade; depois surgiu a Indústria de Doces Boas Novas, e as docerias M. Eu... Doce, criada em 1984, e recentemente a Marry & Quel, em 1997.
Sobre a cooperativa ela disse que:

A Cooperdoce é a primeira e única cooperativa no Brasil, fundada por mulheres e todas elas doceiras, e isto está registrado no livro das cooperativas.

Através desses dados, recebi das mãos da presidente da Cooperdoce duas edições dos jornais, A Cidade (1º de agosto de 1999, capa e página 3), relatando sobre a criação da Cooperdoce; e Monitor Campista (edição de 12 e 13 de maio de 2002, página 6), em uma outra matéria jornalística falando sobre a mesma cooperativa, 12 anos depois. E a informação de que tanto a filha como a neta de Mulata Teixeira, residiam em Campos. Diante disso, fui até a neta Márcia, que se prontificou em dar-me algumas informações a respeito de sua avó. Posteriormente, por telefone, sua mãe e filha de Mulata Teixeira, não só reiterou as informações que havia recebido como também fez outras revelações importantes sobre Nize Teixeira de Vasconcellos,

conhecida como Mulata Teixeira, que foi a doceira mais famosa de Campos, e a pioneira na arte de fabricar este doce de origem portuguesa.

Nenhum comentário: